informação com qualidade!

sábado, 13 de novembro de 2010

Audiência Pública em Epitácio debateu contrato com a SABESP

Depois de mais de três horas de debates, no anfiteatro João Brilhante Junior, no dia 08 de Novembro, não ficou ainda decidido se a Sabesp será a concessionária de água e esgoto em Presidente Epitácio.
Estiveram presentes ao evento, o Prefeito Municipal José Antônio Furlan, o vice-prefeito Manoel da Silva, presidente da Câmara Municipal, Francisco Alberto Pessin, todos os outros vereadores, Izaias Storch, Jorge Henrique Olivi de Paula, tendo como mediador o Secretário Municipal de Planejamento, Sergio Antopnio Maroto.
O anfiteatro ficou totalmente lotado com pessoas interessadas no assunto, pois as discussões sobre o tema " saneamento básico" despertam grande interesse da comunidade, principalmente depois que o municipio assinou em outubro de 2008, notificou a Sabesp do não interesse do município em continuar com o contrato nos termos previstos.
O Prefeito Furlan ficou satisfeito com o debate, disse que em Presidente Epitácio os números são muito diferentes da realidade nacional, com niveis satisfatórios para o atendimento da população.
Atualmente 100% dos domicilios urbanos-sede do municipio e Distrito do Campinal são atendidos com água totalmente tratada através das redes distribuidoras e mais 91% de esgoto tratado.
Para o Prefeito Furlan todas as informações foram bem analisadas, vários grupos representativos da comunidade estiveram presentes e expuseram suas dúvidas e pontos de vista, a audiência foi muito proveitosa e construtiva.
Para o Prefeito Furlan atualmente o município não tem condições fisicas e financeiras de assumir o saneamento básico e não se pode mais ficar protelando a assinatura do contrato com a Sabesp, pois alguns beneficios oferecidos pela empresa, a exemplo do esgoto no Campinal, já poderiam estar sendo executados, se o contrato fosse assinado.
Em termos gerais a Sabesp oferece em contrapartida na concessão do saneamento básico, a instalação da rede de esgoto no Distrito do Campinal, aumentar para 1.600 famílias a tarifa social, dobrando o numero existente atualmente, fazer verificação periódica de hidrômetros, auxiliar a Santa Casa na diminuição do custo da água, verificando possíveis vazamentos, além de destinar recursos para fins sociais.
Depois de vários questionamentos, principalmente pela União dos Amigos de Presidente Epitácio e pelo Grupo G 3, além de dezenas de perguntas das pessoas presentes, todas respondidas pelo representante da Sabesp, Izaias Storch, foi encerrada a reunião.
O Presidente da Câmara Municipal, Francisco Alberto Pessin ao finalizar sua exposição no evento, deixou claro que nos atuais termos apresentados pela Sabesp, a Câmara Municipal não vai aprovar o novo convênio, que da a concessão para esta estatal por mais 30 anos.
Para Pessin a Sabesp pode oferecer muito mais para o município, como triplicar o número de tarifas sociais, realizar o mais rápido possivel o esgoto do Campinal, melhorar muito mais o atendimento no município.
Fonte: Assessoria de Imprensa da PMPE

Nenhum comentário:

Postar um comentário