Recentemente fui questionado por um internauta a respeito de DNS. Disse-me que em seu micro aparecia a mensagem falha de DNS toda vez que conectava na internet. Então vamos lá!
Quando você acessa um site e digita o famoso www.algumacoisa.com.br, é necessário que se saiba aonde as informações desse site estão armazenadas (servidores) para atender à solicitação feita. A localização desses servidores fica a cargo do DNS (Domain Name System ou Sistema de Nomes de Domínios) que não passa de mais um servidor.
Cada domínio é registrado no DNS que define um endereço único para sua futura localização (endereço IP). Esse endereço seria algo parecido a 999.999.999.999. Cada site possui o seu. Então, caso não existisse o DNS, para acessarmos uma página teríamos que decorar esses números. Convenhamos que ficou muito mais fácil digitar o www.algumacoisa.com.br não é verdade?
Então o mecanismo funciona mais ou menos assim: digito o www na barra de endereços do navegador e, ao clicar <enter>, inicia-se o processo de localização da página. O provedor de internet que você possui conta faz uma pesquisa para localizar a página. Se não encontrar em sua base de dados pesquisa em outros servidores DNS espalhados pelo mundo todo até que seja encontrada.
Bom, o assunto é bem mais complexo, mas para informação dos internautas acredito que esta explicação tenha ajudado. Ao acessar o seu navegador e aparecer a informação de que o DNS não foi encontrado, então entre em contato com o provedor de serviços de internet que você possui conta, pois, muito possivelmente, o problema estará em um dos servidores do provedor.
Abraços a todos!
Dúvida/Críticas/Sugestões
diogenes.gazetasemanal@gmail.comArtigo publicado na Edição 68, de 21 de Dezembro de 2011.
Nenhum comentário:
Postar um comentário